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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E FIDEDIGNIDADE DO QUESTIONÁRIO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE (QSA) EM ADOLESCENTES BRASILEIROS
Autor(es): STEPHANIE ARAUJO FERRO
Colaborador(es): JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71035@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71035
Resumo:
O Transtorno de Ansiedade (TA) se dá pela incongruência entre a intensidade e frequência dos sintomas da ansiedade frente ao objeto ou situação amedrontadora, gerando prejuízos biopsicossociais. A fase da adolescência é marcada por desafios, mudanças e instabilidades que geram insegurança, sendo propícia ao surgimento do TA. O objetivo deste estudo foi analisar com dados preliminares as propriedades psicométricas do Questionário de Sintomas de Ansiedade (QSA) em adolescentes brasileiros. A amostra foi composta por 42 adolescentes entre 11 e 18 anos (M igual a 14,50; DP igual a 1,98) e com matrícula ativa na escola. Os Participantes responderam ao questionário sociodemográfico, QSA, SCID-5 e DASS-21. O QSA por meio do teste t de Student, mostrou diferenciar um grupo com alto risco para ansiedade patológica, em comparação a um grupo com baixo risco (validade de critério). Usando a correlação de Pearson, encontrou-se correlação significativa positiva de moderada a forte (r maior que 0,50) com a SCID-5 e a DASS-21 (validade convergente). Através do alpha de Cronbach, o QSA apresentou alto nível de confiabilidade (α igual a 0,95) e evidências de validade concorrente com as variáveis sexo, escolaridade e uso de substâncias psicoativas (p menor que 0,05). Este estudo corrobora dados encontrados na versão original e traduzida do instrumento. O QSA apresentou-se válido, confiável e apropriado para o uso com adolescentes.
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