Título: | EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E FIDEDIGNIDADE DO QUESTIONÁRIO DE SINTOMAS DE ANSIEDADE (QSA) EM ADOLESCENTES BRASILEIROS | ||||||||||||
Autor(es): |
STEPHANIE ARAUJO FERRO |
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Colaborador(es): |
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 16/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71035@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71035 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Transtorno de Ansiedade (TA) se dá pela incongruência entre a intensidade e frequência dos
sintomas da ansiedade frente ao objeto ou situação amedrontadora, gerando prejuízos
biopsicossociais. A fase da adolescência é marcada por desafios, mudanças e instabilidades que
geram insegurança, sendo propícia ao surgimento do TA. O objetivo deste estudo foi analisar
com dados preliminares as propriedades psicométricas do Questionário de Sintomas de
Ansiedade (QSA) em adolescentes brasileiros. A amostra foi composta por 42 adolescentes
entre 11 e 18 anos (M igual a 14,50; DP igual a 1,98) e com matrícula ativa na escola. Os Participantes
responderam ao questionário sociodemográfico, QSA, SCID-5 e DASS-21. O QSA por meio
do teste t de Student, mostrou diferenciar um grupo com alto risco para ansiedade patológica,
em comparação a um grupo com baixo risco (validade de critério). Usando a correlação de
Pearson, encontrou-se correlação significativa positiva de moderada a forte (r maior que 0,50) com a
SCID-5 e a DASS-21 (validade convergente). Através do alpha de Cronbach, o QSA
apresentou alto nível de confiabilidade (α igual a 0,95) e evidências de validade concorrente com as
variáveis sexo, escolaridade e uso de substâncias psicoativas (p menor que 0,05). Este estudo corrobora
dados encontrados na versão original e traduzida do instrumento. O QSA apresentou-se válido,
confiável e apropriado para o uso com adolescentes.
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