Título: | O BOOM DOS DIAGNOSTICOS DE TDAH: DIAGNOSTICOS ERRONEOS E BANALIZAÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
GIULIA AMBROSIO DE BRITO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71033@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71033 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo teve como objetivo investigar o que levou ao boom dos diagnósticos de TDAH, os diagnósticos errôneos e suas consequências e como estes fatores podem impactar na visão do que é o transtorno. A investigação do tema foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica nacional e internacional voltada à leitura de artigos buscados na plataforma Google Acadêmico e Scielo acerca do tema proposto. Sendo assim, o trabalho foi dividido em quatro partes: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade,
o que é, seus critérios diagnósticos e seu tratamento; TDAH e o ambiente escolar; Medicalização e, por fim, a banalização. Os resultados obtidos por meio dessa pesquisa podem ser explicitados como sua história complexa, a urgência por normalizar o
comportamento humano, sobretudo o infantil e o desconhecimento aprofundado do que é o TDAH são os principais fatores que acabam resultados em diagnósticos exacerbados do transtorno. Este trabalho conclui acerca da necessidade de uma maior capacitação dos profissionais que lidam com os indivíduos que se enquadram no transtorno a fim de se evitar diagnósticos errôneos e a rotulação dos indivíduos.
|
|||||||||||||
|