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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS BASES DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(es): MARINA RABELLO ANDRADE BUKSMAN
Colaborador(es): MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71031@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71031
Resumo:
A análise conduzida durante este trabalho visa explorar as bases de apoio ao desenvolvimento infantil, dando destaque especial ao núcleo familiar como o ambiente social primário e mais influente para a criança. Baseado nos pensamentos de diversos pensadores do ramo da psicologia, como Winnicott, Bowlby e Bronfenbrenner, foi possível destacar a formação dos vínculos seguros como facilitadores para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais positivas. Ademais, durante o período da adolescência, a família tem o papel de equilibrar o apoio e a concessão gradual da liberdade, influenciando assim a identidade do jovem. Por este motivo, conflitos familiares podem ter maior impacto no desgaste da saúde mental do adolescente, e problemas graves, como violência e separações, impactam gravemente seu desenvolvimento. Desta forma, junto a outros fatores explorados durante esta dissertação, um ambiente familiar saudável é crucial para a saúde mental do jovem, e quando necessário, a intervenção de profissionais é necessária para manter sua integridade. A metodologia bibliográfica utilizada no estudo permitiu que fosse conduzida uma análise crítica e comparativa das diferentes perspectivas teóricas e empíricas sobre o tema.
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