Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GESTÃO DE SALA DE AULA E O BEM ESTAR DOS ESTUDANTES
Autor(es): MIGUEL CANDIDO DA PENHA D DA SILVA
Colaborador(es): MARACY DOMINGUES ALVES - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71030@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71030
Resumo:
O enfoque desta monografia é a necessidade de reformulação do sistema educacional brasileiro, que atualmente ainda carece de um propósito claro e de conexão com o bem-estar dos alunos. Analisa-se a influência dos professores na aprendizagem e no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, destacando a importância da gestão de sala de aula e expressividade emocional dos educadores. Além da relação entre as regras na sala de aula, o senso de pertencimento e engajamento escolar dos estudantes, enfatizando a importância de práticas democráticas e inclusivas. Por fim, aborda-se a influência da personalidade no desempenho acadêmico e no bem estar, com enfoque na necessidade de desenvolver habilidades dos alunos para promoção desse bem estar e adaptação às demandas do século XXI. Em resumo, o artigo busca ampliar a compreensão das práticas de gestão de sala de aula e seu impacto no bem-estar e desenvolvimento dos estudantes, oferecendo insights e direcionamentos valiosos para a prática docente de educadores e profissionais da área de educação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF