Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A RELAÇÃO ENTRE CORPO E PSICOSE: COMO AS PSICOTERAPIAS CORPORAIS PODEM AUXILIAR NA CLÍNICA DAS PSICOSES
Autor(es): LUISA LACERDA CAVALCANTI
Colaborador(es): CARLOS EDUARDO DUARTE ALVES DE BRITO - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71029@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71029
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo investigar como as Psicoterapias Corporais, fundamentadas nos métodos criados originalmente por Wilhelm Reich, podem auxiliar na clínica das psicoses a partir de trabalhos corporais. As Psicoterapias Corporais utilizam intervenções conjuntas sobre mente e corpo, unindo a análise verbal a diferentes técnicas de intervenção corporal e vivencial. Em relação às psicoses, utilizo a Psicanálise Lacaniana, que tem importantes contribuições sobre o tema, para explicar a estrutura e o mecanismo destas. Além disso, o presente trabalho aborda a apresentação do corpo dos sujeitos psicóticos pela via da Bioenergética de Lowen. A partir da Reforma Psiquiátrica foi possível observar os efeitos que o modelo asilar exerce na vida dos indivíduos. Alinhado à ética de cuidado e humanização destes, proponho as técnicas corporais da abordagem das Psicoterapias Corporais como alternativa. O contínuo aumento de pacientes psicóticos na clínica evidencia a importância de estudo do tema e a contribuição que pode exercer ao campo da Psicologia. Por fim, saliento a necessidade de estudo da área a fim de melhor compreendê-la e, assim, encontrar possibilidades de cuidado humanizado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF