Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NAS ESCOLAS COMO FORMA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor(es): CAROLINA GOMES DE MACEDO S IBRAHIM
Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 16/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71027@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71027
Resumo:
O presente texto discorreu sobre a importância da criação de políticas públicas e adoção de programas de educação socioemocional nas escolas como ferramenta de prevenção e promoção de saúde mental. Para isso, foi feita a revisão bibliográfica de artigos, livros, teses de mestrado e doutorado, assim como a busca ativa pela visão de autores e estudiosos do tema. Primeiramente definiu-se o que são as habilidades socioemocionais, assim como suas diferentes nomenclaturas e perspectivas teóricas. Em seguida foi analisado o histórico de saúde mental na infância e adolescência tanto no Brasil quanto no mundo, assim como a perspectiva atual e as funções de estratégias de prevenção e promoção de saúde. Por fim discutiu-se a importância do papel que a escola pode ter na saúde mental dos jovens. Para tal, foram analisados alguns dos programas e políticas públicas existentes com foco na aprendizagem socioemocional no ambiente escolar, assim como seus resultados na vida de alunos e familiares envolvidos. Por meio da análise de diferentes programas e políticas públicas, foi possível concluir que a educação socioemocional pode ser uma alternativa eficaz se aplicada em escolas como forma de prevenção e promoção de saúde mental, por demonstrar diversos benefícios obtidos a nível do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, assim como no desempenho acadêmico e na vida pessoal e familiar.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF