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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O ILEGÍVEL DO DIZER: SOBRE A LETRA NO ENSINO DE J. LACAN
Autor(es): JULIANA GASPAR VILLA FORTE
Colaborador(es): MARCUS ANDRE VIEIRA - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71022@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71022
Resumo:
Este trabalho pretende explorar, a partir da dimensão proposta pelo discurso analítico de esvaziamento de sentido e materialidade do significante, o percurso operado por Jacques Lacan pela noção de letra e os desdobramentos dessa concepção no transcorrer de seu ensino. Veremos a noção de extração das significações do primeiro plano e acompanharemos o que comparece quando os sentidos se perdem. Nossa aposta, junto a Lacan, é que Isso que se apresenta é da ordem do escrito, da letra. Iniciaremos com uma breve apresentação de como Sigmund Freud inaugura a Psicanálise justamente como uma prática que se propõe olhar o que estaria para-além do que o Eu sabe dizer de si mesmo enquanto tal. Para-além de seus prévios e cristalizados sentidos. Seguiremos com a teoria dos significantes em Lacan, na qual ele aponta para a noção de letra como alicerce material do significante. Caminhando, abordaremos a concepção de letra como objeto. Letra-lixo. Como resto que precisa estar na lata de lixo para que as significações possam ser produzidas. A partir disso, trabalharemos o que acontece com a letra quando é priorizada em detrimento do sentido. Para tanto, passearemos pelas marés da poesia, tateando, enfim, o final de uma análise.
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