Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SATISFAÇÃO NO TRABALHO
Autor(es): FABIANA FERREIRA SALVADOR RIBEIRO
Colaborador(es): JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71020@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71020
Resumo:
A satisfação no trabalho é um fenômeno fundamental para a organização, constituído de múltiplas dimensões e concepções na literatura e tem sido cada vez mais explorada em todos os aspectos que compõem essa temática, tendo em vista que reflete diretamente na qualidade de vida do indivíduo e é uma das variáveis mais estudadas no âmbito da psicologia organizacional (Judge, Parker, Colbert, Heller, & Ilies, 2001). Diante da crescente preocupação e buscas de explicações para a satisfação no trabalho e da importância que agora lhe é atribuída, torna-se importante a reflexão aprofundada sobre o tema, pois esta variável tem sido apontada como um fator determinante do comportamento organizacional, além de que a manutenção de alguns níveis de satisfação no trabalho pode favorecer uma melhor qualidade de vida (Coda, 1990). Dessa forma, analisar a satisfação do trabalho ajuda a delinear as políticas, práticas e intervenções mais adequadas a serem adotadas com um olhar para aprimorar a qualidade de vida do indivíduo e consequentemente o desempenho da organização. Objetivou-se analisar o impacto da satisfação no trabalho por meio de uma revisão bibliográfica. Esta monografia visa contribuir para a análise e discussão das relações da satisfação no trabalho para compreender cada vez mais a importância desse constructo. Apresenta-se uma visão geral sobre conceitos e modelos teóricos selecionados sobre satisfação no trabalho e abordando o impacto desta no ambiente de trabalho. Os referenciais teóricos selecionados resumem diversas concepções sobre o tema. Ressalta-se a contribuição da Teoria dos dois fatores de Herzberg, Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow e alguns principais conceitos de Locke. Finalmente, são ilustradas possibilidades de medidas coletivas que podem minimizar os impactos da insatisfação no ambiente de trabalho, visando possíveis melhorias nos níveis de satisfação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF