Título: | ENTRE OLHARES: UM ESTUDO SOBRE O OBJETO OLHAR COMO CAPTURA DO SINGULAR NA CLÍNICA DE JACQUES LACAN E NO DOCUMENTÁRIO JOGO DE CENA DE EDUARDO COUTINHO | ||||||||||||
Autor(es): |
LUIZA DE CARVALHO C C MONTEIRO |
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Colaborador(es): |
MONAH WINOGRAD - Orientador |
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Catalogação: | 13/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71019@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71019 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho se propôs a investigar o entrelace do modo de fazer cinema do diretor
Eduardo Coutinho com a clínica psicanalítica de Jacques Lacan. Dada essa premissa, a pesquisa
apresentou como aspecto norteador a extração da singularidade nos discursos de sujeitos,
estejam eles de frente para a câmera ou deitados em um divã. Tomamos como pressuposto a
circunscrição do conceito de singularidade, a partir de suas variadas apresentações, tal como
introduzido por Jacques Lacan em seu ensino. Antes de adentrarmos nesse recorte central, o
trabalho traça uma base conceitual atravessando as obras de Immanuel Kant, Aristóteles e Karl
Marx, o que permitiu o aprofundamento inicial da pesquisa pela diferenciação dos termos:
universal, particular e singular. Para tornar o conceito de singularidade mais concreto, recorro
a uma das abordagens que Lacan utilizou para tratar da singularidade: o conceito de objeto a,
especificamente pela premissa do olhar como tal. Através do jogo erótico do olhar, proposto
na produção fílmica Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho, e na teoria lacaniana,
compreendemos este objeto como ponto de captação e produção do discurso singular. Tal
percurso nos servirá para uma discussão importante acerca da teoria proposta pelo semiólogo
Roland Barthes, que nos apresenta as noções de studium e punctum, como ponto de associação
ao direcionamento de Coutinho e Lacan à busca do punctum, ou singular. Esta perspectiva é
concentrada no filme Jogo de Cena, onde o elemento principal é o narrar a si com fabulações
permeadas de restos que surgem provocados pelo olhar.
Diante dessas junções, trabalhamos o aprofundamento do percurso clínico pela sétima arte.
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