Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MEDITAÇÃO SHAMATHA COMO FATOR DETERMINANTE PARA A REGULAÇÃO EMOCIONAL
Autor(es): EDUARDO ALMEIDA REGO NASCIMENTO
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71016@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71016
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre o impacto da meditação, mais especificamente meditação shamatha, na regulação emocional. Entende-se que a importância do tema está associada ao enorme impacto que as emoções possuem em nossas vidas e a dificuldade de manejá-las de maneira eficiente. Diante disso, buscou-se demonstrar de que forma a meditação shamatha pode ser uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de habilidades mentais que dão sustento para regulação emocional. Objetivou-se esclarecer, de forma mais fiel possível, as definições e diferenças de meditação no Oriente e no Ocidente, a explanação da prática shamatha em questão, a definição de emoção e seu impacto em nossas vidas e os conceitos e ferramentas de regulação emocional atualmente aceitos. Entende-se que a literatura atual a respeito do tema corrobora a tese de que as práticas de alguns tipos específicos de meditação proporcionam uma melhora na capacidade da regulação emocional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF