Título: | PROCRASTINAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ORIGEM E INTERVENÇÃO SEGUNDO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL | ||||||||||||
Autor(es): |
HEBER ROZA PINTO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71015@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71015 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica narrativa sobre o
impacto da procrastinação na vida e nos resultados dos universitários. Diante disso, foi
examinado detalhadamente a procrastinação entre universitários, suas causas e efeitos
psicológicos. Observou-se a necessidade de se começar definindo o conceito de
procrastinação e explorando como ele se manifesta no ambiente universitário, destacando os
padrões comuns e a regulação emocional eficaz que contribuem para a superação do
comportamento procrastinatório. Segundo a pesquisa, se fez necessário esclarecer mais sobre
as emoções, sua origem, influência e estratégias de regulação emocional como formas de
prevenir a procrastinação acadêmica. Entende-se que a literatura apresenta uma intervenção
baseada nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental, incluindo um modelo
específico para a procrastinação acadêmica e técnicas focadas nas emoções, visando fornecer
uma abordagem prática para reduzir a procrastinação e melhorar o bem-estar dos estudantes.
|
|||||||||||||
|