Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROCRASTINAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ORIGEM E INTERVENÇÃO SEGUNDO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Autor(es): HEBER ROZA PINTO
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71015@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71015
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica narrativa sobre o impacto da procrastinação na vida e nos resultados dos universitários. Diante disso, foi examinado detalhadamente a procrastinação entre universitários, suas causas e efeitos psicológicos. Observou-se a necessidade de se começar definindo o conceito de procrastinação e explorando como ele se manifesta no ambiente universitário, destacando os padrões comuns e a regulação emocional eficaz que contribuem para a superação do comportamento procrastinatório. Segundo a pesquisa, se fez necessário esclarecer mais sobre as emoções, sua origem, influência e estratégias de regulação emocional como formas de prevenir a procrastinação acadêmica. Entende-se que a literatura apresenta uma intervenção baseada nos princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental, incluindo um modelo específico para a procrastinação acadêmica e técnicas focadas nas emoções, visando fornecer uma abordagem prática para reduzir a procrastinação e melhorar o bem-estar dos estudantes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF