Título: | A ATUAÇÃO INSTITUIÇÃO DE ENSINO E O PSICÓLOGO ESCOLAR COM ALUNO VÍTIMA DE ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIA VICTORIA DE SOUZA P RIBEIRO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71011@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71011 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho busca explorar as possibilidades de atuação de uma instituição de ensino e do seu psicólogo escolar em situação de abuso sexual sofrido por um de seus alunos, por parte de um familiar, juntamente a uma visão ampla da Gestalt-Terapia sobre o tema. Em um primeiro momento, para compreender a relevância do tema, serão expostos dados referentes à incidência desses casos no Brasil. Em conjunto a isso, serão trabalhadas informações acerca da educação sexual nas escolas e o seu impacto sobre situações de alunos vítimas de abuso no ambiente familiar, além da diferenciação com instituições de ensino que não empregam tal tipo de educação. Posteriormente, as formas de reconhecimento, acolhimento e ajuda com esse aluno serão discutidas, a fim de trazer quais são as melhores e mais indicadas formas de atuação diante de tal situação, assim como pontuar os deveres legais a serem cumpridos por parte da escola. Por fim, o trabalho busca concluir sobre o importante papel que as instituições de ensino possuem frente a situações em que se reconhece um aluno vítima de abuso sexual, trazendo a importância do psicólogo escolar nesse contexto.
|
|||||||||||||
|