Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: VISÃO DA TERAPIA COGNITIVA (TC) NA PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS NÍVEL I
Autor(es): ANTONIA MEIRELLES DE PAULA MACHADO
Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71009@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71009
Resumo:
A Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) parece ser uma abordagem eficaz no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com crianças e adolescentes, visando desenvolver habilidades e melhorar a qualidade de vida do paciente e sua família. Os métodos com base em evidência mais estudados são ABA e TEACCH, porém eles parecem ser mais adequados para os casos graves. O objetivo do estudo foi apresentar alternativas de tratamento para os casos mais leves de TEA nível 1, usando referencial da terapia beckiana. O método utilizado foi uma revisão da literatura. Os modelos de intervenção encontrados propõem uso da psicoeducação sobre o modelo cognitivo, reestruturação cognitiva e treino de habilidades sociais com ênfase no treino de leitura de contexto, usando recursos visuais e role-play. Os desafios para o sucesso terapêutico destes modelos parecem estar relacionados a pluralidade de apresentações que o quadro do TEA pode ter e na demora para se fechar o diagnóstico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF