Título: | HAMLETS, OFÉLIAS E A CRUEL DANÇA ENTRE A LOUCURA E A PERICULOSIDADE: UMA CRÍTICA AOS MANICÔMIOS JUDICIÁRIOS | ||||||||||||
Autor(es): |
DANIELA VELLOSO ARRAES |
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Colaborador(es): |
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador |
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Catalogação: | 13/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71006@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71006 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente monografia se propõe a traçar um diálogo entre os conceitos de periculosidade e loucura buscando encontrar as convergências entre a lógica punitivista e a lógica manicomial, sendo o manicômio judiciário o local mais evidente desse encontro. Dito isso, a principal proposta do texto é analisar de forma crítica a função social implícita nas lógicas mencionadas e suas semelhanças, identificando os sujeitos que vivenciam a rotina do manicômio judiciário. Nesse contexto, o documentário Casa dos Mortos (2009), de Débora Diniz, além da literatura mais conhecida sobre a Reforma Psiquiátrica e sua atualização são a
referência utilizada para ilustrar essa realidade. Por fim, é feita uma breve análise dos avanços legais pelo fim dos manicômios judiciários, até 2023. Algumas considerações sobre o devido processo de desinstitucionalização dos custodiados são feitas no sentido que siga acontecendo.
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