Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: HAMLETS, OFÉLIAS E A CRUEL DANÇA ENTRE A LOUCURA E A PERICULOSIDADE: UMA CRÍTICA AOS MANICÔMIOS JUDICIÁRIOS
Autor(es): DANIELA VELLOSO ARRAES
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71006@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71006
Resumo:
A presente monografia se propõe a traçar um diálogo entre os conceitos de periculosidade e loucura buscando encontrar as convergências entre a lógica punitivista e a lógica manicomial, sendo o manicômio judiciário o local mais evidente desse encontro. Dito isso, a principal proposta do texto é analisar de forma crítica a função social implícita nas lógicas mencionadas e suas semelhanças, identificando os sujeitos que vivenciam a rotina do manicômio judiciário. Nesse contexto, o documentário Casa dos Mortos (2009), de Débora Diniz, além da literatura mais conhecida sobre a Reforma Psiquiátrica e sua atualização são a referência utilizada para ilustrar essa realidade. Por fim, é feita uma breve análise dos avanços legais pelo fim dos manicômios judiciários, até 2023. Algumas considerações sobre o devido processo de desinstitucionalização dos custodiados são feitas no sentido que siga acontecendo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF