Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMO CRIAMOS MENINAS? UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E POLÍTICA
Autor(es): HELENA RIBEIRO TAME DA CUNHA
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71005@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71005
Resumo:
Inspirado por experiências voluntárias com crianças em situação de vulnerabilidade social em diversas comunidades do Rio de Janeiro, o presente trabalho apresenta uma releitura de fatos históricos sobre as formas de socialização, desde meninas a mulheres, ao longo do tempo, marcadas por uma perspectiva patriarcal e colonialista de opressão e por demarcações interseccionais. A presente pesquisa tem por objetivo explorar um campo de estudo complexo que é a criação de meninas. Nessa perspectiva, o foco será questionar os marcadores de gênero que foram construídos e fixados, tendo como ponto central a reflexão de que esse papel social atribuído às mulheres não foi por acaso, mas sim, uma peça fundamental para a constituição do sistema capitalista. Para entender esse fenômeno, trabalhamos principalmente com as ideias feministas de Simone de Beauvoir, Silvia Federici, Chimamanda Ngozi, e, em uma perspectiva brasileira, os trabalhos de Flávia Maria Pfeil, também inspirado em vivências em escolas públicas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF