Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): MARCOS POCKSTALLER PERRET
Colaborador(es): JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71004@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71004
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo analisar as barreiras enfrentadas pelo aluno surdo no Ensino Superior no Brasil. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura, através da qual foram selecionados cinco artigos que abordam o tema. Os resultados apontaram que para o ingresso do aluno surdo no Ensino Superior ser efetivado, é fundamental que o processo de seleção seja adaptado para as suas especificidades e que, o intérprete de Libras o acompanhe durante essa etapa. A respeito do processo de aprendizagem, o despreparo por parte dos docentes e o não reconhecimento da Libras como primeira língua do surdo, são algumas das barreiras mais significativas. É notória a necessidade de repensar estratégias que atendam às demandas da comunidade surda, no tocante à inclusão no ambiente universitário brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF