Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PODER DA RAIVA: O PAPEL E IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR ESSA EMOÇÃO SOB A PERSPECTIVA DAS PSICOTERAPIAS CORPORAIS
Autor(es): JULIANA DE OLIVEIRA CASTRO BULCAO
Colaborador(es): CARLOS EDUARDO DUARTE ALVES DE BRITO - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70988@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70988
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo entender como a emoção da raiva pode ser benéfica para os indivíduos e a importância de se trabalhar esta emoção em um contexto psicoterapêutico, sob a ótica das Psicoterapias Corporais, em especial sob o olhar da Análise Bioenergética. Expressar a emoção da raiva, quando de modo controlado e construtivo, é uma forma de se regular emocionalmente. Pelo olhar bioenergético, permitir-se expressar a raiva, de modo saudável e adaptativo, pode ajudar a liberar a energia acumulada e presa no corpo, por meio do relaxamento das tensões musculares, as chamadas couraças. Técnicas corporais como respiração, grounding e relaxamento muscular podem ajudar o indivíduo a flexibilizar suas tensões e se apropriar melhor de suas emoções, ajudando o indivíduo a lidar de modo mais saudável com sua própria raiva.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF