Título: | ADOLESCÊNCIAS PANDÊMICAS: REESCREVENDO HISTÓRIAS DE UM TRAUMA COLETIVO | ||||||||||||
Autor(es): |
MONIKA LEIBOLD |
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Colaborador(es): |
ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador MARIANA GOUVÊA DE MATOS - Coorientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70980@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70980 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivo investigar os impactos da pandemia de COVID-19
na saúde emocional dos adolescentes, que constituem um dos grupos mais afetados,
sobretudo, pelas repentinas medidas de isolamento e afastamento social, que se fizeram
necessárias diante dos graves riscos de contágio e da falta de conhecimento acerca da
doença. A partir de uma perspectiva sistêmica, discute-se, inicialmente, o processo de
construção social do conceito de adolescência e os desafios atuais vivenciados por
famílias com filhos adolescentes. Em seguida, investiga-se o sofrimento vivenciado por
jovens durante a pandemia. Por fim, este trabalho visa apresentar as principais ideias da
terapia narrativa desenvolvida por Michael White e David Epston, enfocando a abordagem
narrativa ao trauma e as práticas narrativas coletivas. Nesse sentido, pretende-se
apresentar, brevemente, a metodologia narrativa Pensando Coletivamente sobre um
Problema Coletivo, desenvolvida para trabalhar com adolescentes em situação de
vulnerabilidade social no Brasil durante a pandemia.
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