Título: | TODAS AS CRIANÇAS CRESCEM, MENOS UMA: ELEMENTOS DA PSICANÁLISE NA OBRA PETER PAN | ||||||||||||
Autor(es): |
LUMA DE OLIVEIRA AGOSTINHO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RICARDO TORRI DE ARAUJO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70977@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70977 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho se propõe a analisar e interpretar a obra Peter Pan, principalmente sua versão em prosa, escrita por J. M. Barrie, mas também suas adaptações, como a versão animada da Disney (1953) e a versão para o cinema, dirigida por P. J. Hogan (2003), todas com o mesmo título. Para tal análise, utiliza-se principalmente o viés psicanalítico, tendo como principal fonte bibliográfica o trabalho de Diana e Mario Corso (2006) sobre contos de fadas, além das bases teóricas de Freud, Winnicott e Jung. O trabalho está dividido em cinco capítulos, que buscam destrinchar o personagem principal, destacando elementos próprios e fundamentais da obra, além da importância dos personagens secundários e como estes acabam por exercer figuras parentais na história. Por fim, destaca-se a importância de passar devidamente por cada fase da vida, destacando o crescimento como algo saudável e necessário para o amadurecimento, processo representado principalmente na personagem de Wendy.
|
|||||||||||||
|