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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
Autor(es): PEDRO ARTUR SA DOS REIS
Colaborador(es): PATRICIA PINHEIRO BADO - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70975@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70975
Resumo:
Este trabalho se propôs a investigar a necessidade de pertencimento e seu impacto na neurofisiologia e emoções humanas, ressaltando sua importância nas relações sociais para o bem-estar emocional e cognitivo. A partir de uma análise evolutiva e das bases neurocientíficas do pertencimento, examinamos como a construção de laços sociais positivos influencia o comportamento e o desenvolvimento humano. Além disso, revisamos intervenções educacionais que tiveram como um dos seus objetivos fomentar o sentimento de pertencimento entre os jovens, destacando suas contribuições para a melhoria do clima escolar e da saúde emocional. Este estudo sugere que o estímulo do pertencimento através de intervenções psicossociais pode ser um recurso fácil de replicar e de baixo custo, visando a promoção de um clima escolar saudável nas instituições de ensino.
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