Título: | A NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS | ||||||||||||
Autor(es): |
PEDRO ARTUR SA DOS REIS |
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Colaborador(es): |
PATRICIA PINHEIRO BADO - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70975@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70975 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho se propôs a investigar a necessidade de pertencimento e seu impacto na
neurofisiologia e emoções humanas, ressaltando sua importância nas relações sociais para
o bem-estar emocional e cognitivo. A partir de uma análise evolutiva e das bases
neurocientíficas do pertencimento, examinamos como a construção de laços sociais
positivos influencia o comportamento e o desenvolvimento humano. Além disso,
revisamos intervenções educacionais que tiveram como um dos seus objetivos fomentar
o sentimento de pertencimento entre os jovens, destacando suas contribuições para a
melhoria do clima escolar e da saúde emocional. Este estudo sugere que o estímulo do
pertencimento através de intervenções psicossociais pode ser um recurso fácil de replicar
e de baixo custo, visando a promoção de um clima escolar saudável nas instituições de
ensino.
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