Título: | PSICOLOGIA ESCOLAR E XADREZ: UM DIÁLOGO POSSÍVEL | ||||||||||||
Autor(es): |
TOMAS DE ASSIS DACOSTA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 12/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70974@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70974 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho buscou relacionar a atuação em psicologia escolar com os potenciais do aprendizado e prática do jogo de xadrez, analisando a possibilidade do uso do jogo como meio de acesso aos alunos e seus processos na escola. O xadrez se mostra uma importante ferramenta lúdica na aprendizagem e socialização de crianças e adolescentes no ambiente escolar, ao passo que é jogo, brincadeira e esporte realizado em coletivo.
|
|||||||||||||
|