Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PSICOLOGIA ESCOLAR E XADREZ: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Autor(es): TOMAS DE ASSIS DACOSTA
Colaborador(es): MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70974@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70974
Resumo:
O presente trabalho buscou relacionar a atuação em psicologia escolar com os potenciais do aprendizado e prática do jogo de xadrez, analisando a possibilidade do uso do jogo como meio de acesso aos alunos e seus processos na escola. O xadrez se mostra uma importante ferramenta lúdica na aprendizagem e socialização de crianças e adolescentes no ambiente escolar, ao passo que é jogo, brincadeira e esporte realizado em coletivo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF