Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESAFIOS PROFISSIONAIS NO PÓS-COVID-19: UMA ANÁLISE SOBRE O BURNOUT
Autor(es): LUIZA THOME DE SOUZA NEVES
Colaborador(es): MARACY DOMINGUES ALVES - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70973@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70973
Resumo:
O presente trabalho objetivou analisar os desafios enfrentados pelos profissionais no período pós-COVID-19, com foco na análise dos impactos da pandemia no aumento da ocorrência da síndrome de Burnout. Para o estudo realizou-se uma revisão sistemática de literatura que serviu de base para a construção do referencial teórico da pesquisa. Os resultados encontrados apontam para a existência de fatores chaves que poderiam contribuir para o aumento da Síndrome de Burnout no período pós pandemia. A virtualização das interações sociais trouxe desafios adicionais, como a falta de leituras de linguagem corporal e a dificuldade em separar claramente o tempo dedicado ao trabalho e à vida pessoal. A pandemia, também acelerou e quase que tornou o teletrabalho compulsório, fazendo com que muitas organizações tivessem de adaptar uma cultura de escritório a um cenário em que todas as operações são executadas de forma remota, gerando assim uma ruptura entre o espaço do trabalho e o espaço da família/privado. Outro ponto importante, foi como esse cenário pós-pandemia intensificou a pressão sobre os profissionais, que passaram a enfrentar a necessidade de superar desafios acumulados. A expectativa de produtividade elevada, combinada com a incerteza do ambiente de trabalho em constante mudança, contribuiu para um contexto propício ao surgimento da Síndrome de Burnout. Assim sendo, esses foram os principais aspectos presentes no trabalho que aumentaram o surgimento da Síndrome de Burnout.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF