Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ALIANÇA TERAPÊUTICA EM PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE FATORES QUE IMPACTAM SUA FORMAÇÃO
Autor(es): MANOELLA MELLO CASTRO E SILVA
Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70972@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70972
Resumo:
O estudo em questão buscou compreender a importância que o estabelecimento de uma aliança terapêutica pode trazer para o sucesso do tratamento psicoterápico de crianças e adolescentes. O objetivo principal foi investigar, com base na literatura existente, os fatores - tanto do terapeuta, quanto dos jovens - que impactam na construção e manutenção desse vínculo. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica narrativa que contou com a análise de artigos e dissertações de mestrado. Os resultados mostraram como a construção de um vínculo de qualidade entre o profissional e o paciente é essencial para a promoção de resultados positivos ao fim do processo terapêutico. Fora isso, apontaram que características interpessoais do terapeuta, tais como: demonstração de empatia, saber comunicar esperança e interpretar de forma correta sentimentos e pensamentos do paciente; a participação dos pais e cuidadores do jovem no tratamento e o estilo de apego do cliente influenciaram de maneira direta na construção de uma aliança terapêutica forte. O estudo trouxe como contribuição a compilação das informações descritas nos resultados e uma discussão sobre a relevância de se levar em consideração estes dados durante o processo terapêutico. No entanto, é necessário destacar a importância da realização de mais estudos empíricos, especialmente no contexto brasileiro, a fim de se compreender melhor esses achados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF