Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SEXUALIDADE E CRISTIANISMO: A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO PROTESTANTE NA CONSTRUÇÃO DESADAPTATIVA DA SEXUALIDADE
Autor(es): GABRIEL RODRIGUES FELIX
Colaborador(es): RICARDO TORRI DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70970@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70970
Resumo:
O cristianismo protestante, com suas doutrinas e interpretações bíblicas, configura valores, em nome da santidade e da noção de pecado, que podem resultar em sentimentos de culpa, repressão, uma visão equivocada a respeito de si e das relações. Este estudo propõe uma análise comparativa entre a formulação e influência cristã, as teorias freudianas e a experiência clínica, buscando compreender como a prática da fé afeta na manifestação da sexualidade dos indivíduos. A igreja, ao construir cultura, molda a maneira como os seres se enxergam e se relacionam com seus corpos, temas de grande interesse da psicologia, e dentre os vários mecanismos potencializadores e positivos, pode vir a desenvolver também comportamentos desadaptativos e disfuncionais para a saúde emocional. Diante disso, queremos contribuir para a prática clínica, olhando especificamente para o recorte cristão protestante no Brasil e para os ajustes adaptativos e sublimados que os membros dessa religião fazem para lidar com a repressão da sua sexualidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF