Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: LENDO O MUNDO, SENTINDO AS PALAVRAS: CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA O DESNVOLVIMENTO EMOCIONAL
Autor(es): VICTORIA PEREZ OUGHTON
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70964@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70964
Resumo:
Nas últimas décadas, pesquisas na área da psicologia e educação têm se debruçado sobre a importância de um currículo que aborde competências socioemocionais. Diversas práticas educacionais vêm sendo exploradas em vista de compreender seu impacto no desenvolvimento de competências emocionais. Nesse contexto, o presente estudo teórico busca compreender a relação entre a leitura de ficção e as competências emocionais, tanto no ambiente doméstico quanto no ambiente escolar, através de uma revisão bibliográfica. Descobriu-se, com base em pesquisa internacionais, que a leitura de textos ficcionais tem apresentado diversos benefícios no desenvolvimento dos diferentes aspectos das competências emocionais, como por exemplo, a leitura de livros ilustrados auxilia no reconhecimento de expressões faciais das emoções, bem como na aquisição de novas estratégias de regulação emocional, além de ser consolidada como prática que influencia diretamente no desenvolvimento da empatia, em diferentes faixas etárias. Desse modo, explorar a relação entre essas duas áreas apresenta-se como um terreno fértil, que pode trazer relevantes contribuições práticas para o dia a dia de pais e educadores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF