Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O SOFRIMENTO PSIQUICO DO DESEMPREGADO BRASILEIRO
Autor(es): ANTONIO RAHME DA CUNHA ESTEVES
Colaborador(es): ---
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70962@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70962
Resumo:
A presente monografia tem por objetivo examinar a presença do trabalho na vida de qualquer indivíduo e seus distúrbios psíquicos causados pela falta dele. O emprego vai além do seu simbolismo; ele desempenha um papel crucial na determinação das condições de vida, limites e posição na sociedade. Aqueles desprovidos de emprego são frequentemente estigmatizados como vagabundos, sujeitos à marginalização por circunstâncias diversas. A pressão social sobre o sujeito para produzir, trabalhar e desempenhar papéis de servidão é tão intensa que os danos do desemprego não se restringem apenas à limitada capacidade financeira, estendendo-se para além das fronteiras frias da economia e penetrando na subjetividade individual. Essa situação acarreta sérios impactos na saúde mental. Neste texto é enfatizada a angústia mental experimentada pelo desempregado, conduzindo uma análise epistemológica do trabalho, considerando sua categorização nas civilizações antigas e sua valoração contemporânea. O estudo monográfico direciona o foco ao sujeito e seu processo psíquico, dedicando atenção especial àqueles que não encontram sua posição na sociedade, nomeadamente os desempregados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF