Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EFEITOS DA DIETILAMIDA DO ÁCIDO LISÉRGICO EM MODELOS DE CAENORHABDITIS ELEGANS PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER
Autor(es): ARIANE MOURA KRETTLI SANT ANNA
Colaborador(es): DANIEL CORREA MOGRABI - Orientador
Catalogação: 12/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70956@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70956
Resumo:
A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva de neurônios e sinapses, associada ao acúmulo de placas Beta-amiloide (ABeta) e emaranhados neurofibrilares de tau fosforilada. Atualmente, a ausência de cura e a limitação das terapias disponíveis, centradas predominantemente no alívio sintomático, revelam a necessidade do desenvolvimento de novas abordagens, com foco na alteração a progressão da doença. Psicodélicos clássicos, como a dietilamida do ácido lisérgico (LSD), que atuam principalmente como agonistas dos receptores serotoninérgicos 5-HT2A, têm emergido como promissores agentes terapêuticos devido à relação entre o sistema serotoninérgico e a formação de agregados proteicos apontada na literatura. O modelo experimental Caenorhabditis elegans apresenta diversas vantagens, incluindo um ciclo de vida curto, mapeamento completo de seu genoma e um sistema serotoninérgico com genes ortólogos humanos, sendo uma ferramenta eficaz para estudos de DA. Tendo em vista esse cenário, o presente estudo avaliou o potencial terapêutico do LSD em linhagens específicas de C. elegans: a CL2006, que expressa ABeta humana e apresenta fenótipo de paralisia, e a BR5270, modelo de taupatia com menor longevidade. A concentração de 100 nM demonstrou maior eficácia no tratamento, reduzindo significativamente a paralisia na cepa CL2006, com um atraso de 50 por cento no início do fenótipo. Além disso, foi observada uma diminuição nos agregados de ABeta, detectados pela marcação com Tioflavina S. Na cepa BR5270, o tratamento aumentou a longevidade do animal em 25 por cento. Com isso, os resultados indicam que o LSD pode atuar de forma benéfica em dois principais marcadores da DA, sugerindo seu potencial terapêutico para a modulação dos sintomas e progressão da doença.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF