Título: | A INTEGRAÇÃO DE ESG NO MARKETING: UM ESTUDO DE CASO DA NATURA | ||||||||||||
Autor(es): |
JOÃO MARCOS SOARES GUERRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RAFAEL CUBA MANCEBO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 11/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70932@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70932@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70932 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho analisa a influência das práticas de ESG (ambiental, social e de governança) no comportamento do consumidor, com foco nas campanhas de marketing da Natura, uma empresa amplamente reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade. Utilizando uma abordagem mista, foram realizadas entrevistas qualitativas com revendedoras da marca e aplicado um questionário quantitativo para entender a percepção dos consumidores sobre sustentabilidade e responsabilidade social no setor de cosméticos. Os resultados indicam que, embora a sustentabilidade seja valorizada, fatores como qualidade
e custo-benefício são decisivos na hora da compra. O estudo revela a necessidade de estratégias de comunicação adaptadas, que evidenciem os impactos ambientais e sociais das práticas de ESG em benefício direto ao consumidor, visando fortalecer a lembrança de marca e a lealdade dos clientes.
|
|||||||||||||
|