Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: PORTAIS DE NOTÍCIAS E COMPORTAMENTO DE INVESTIMENTO: COMPREENDENDO PREFERÊNCIAS, INFLUÊNCIA E IMPLICAÇÕES
Autor(es): GABRIEL MARTINS GUIMARAES
Colaborador(es): LIANA RIBEIRO DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 11/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70930@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70930@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70930
Resumo:
Este estudo analisa a influência dos portais de notícias no comportamento de investimento, com foco em como esses meios afetam as decisões financeiras dos indivíduos e o perfil de risco adotado. A pesquisa, realizada com estudantes da PUC-Rio entre 18 e 25 anos, identifica os portais mais utilizados e examina a compatibilidade entre o perfil de risco percebido pelos investidores e a composição real de suas carteiras. Os resultados indicam que plataformas como sites de investimento, populares entre os jovens, estão associadas a perfis de risco mais altos. A análise revela ainda um desalinhamento significativo entre o perfil de risco, obtido pelo uso de um questionário, e o da composição das carteiras, sugerindo a influência de fontes de mídia na percepção e estratégia de investimento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF