Título: | INFLUÊNCIA DE CASAS DE APOSTAS NO COMPORTAMENTO DE TORCEDORES DO FUTEBOL BRASILEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
JOÃO VICTOR SCHUCKO TRANSMONTANO RAIMUNDO |
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Colaborador(es): |
ANDRE LUIZ ROIZMAN - Orientador |
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Catalogação: | 11/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70925@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70925@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70925 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo investiga a influência das casas de apostas no comportamento dos torcedores de futebol brasileiro, com foco nas mudanças geradas pelo marketing e pelo patrocínio de apostas esportivas. A pesquisa analisou a relação entre o aumento do consumo de partidas de futebol e o engajamento dos torcedores com competições menos populares, observando também as implicações éticas e sociais dessa relação. Utilizando questionários aplicados a torcedores, o trabalho destaca como a publicidade de apostas estimula o interesse dos torcedores e fomenta o aumento de apostas. No entanto, o estudo também levanta questões
sobre a necessidade de regulamentações que garantam uma publicidade responsável e protejam o consumidor contra práticas excessivas. Ao final, propõem-se recomendações para um equilíbrio entre o apoio financeiro ao futebol e a proteção dos torcedores.
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