Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: SHOPPINGS CENTERS DESAFIAM O DECLÍNIO: ESTRATÉGIAS EM UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO RIO DE JANEIRO
Autor(es): FELIPE QUERINO CARVALHO
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 11/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70917@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70917@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70917
Resumo:
Devido a ascensão do e-commerce e à mudança nas preferências dos consumidores, impulsionada pela pandemia e pela digitalização acelerada, o setor de varejo, especialmente os shopping centers, tem enfrentado diversos desafios. Para se manterem competitivos, esses centros têm buscado reinventar suas estratégias, integrando tecnologias digitais e aprimorando a experiência de compra. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi entender as estratégias adotadas pelos shopping centers em meio a ascensão do e-commerce. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo feito em três shopping centers do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas com consumidores e colaboradores de cada shopping e também por meio de visitas presenciais aos locais e observações. A partir das pesquisas realizadas, portanto, pode-se concluir que em resposta à ascensão do e-commerce, os shopping centers têm adotado estratégias focadas na experiência do cliente, como a integração de serviços de pick-up store, programas de fidelidade e ambientes de lazer. Essas ações visam complementar o ambiente online, oferecendo um diferencial competitivo por meio da experiência sensorial e do contato humano. Os shoppings buscam, assim, transformar-se em centros de consumo e vivência, mantendo sua relevância no mercado digitalizado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF