Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DOS CLUBES DE FUTEBOL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Autor(es): THOMÁS PADRÓN DA SILVEIRA
Colaborador(es): NAIELLY LOPES MARQUES - Orientador
Catalogação: 10/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70888@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70888@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70888
Resumo:
Este trabalho investiga a sustentabilidade financeira dos clubes de futebol brasileiros, focando em quatro grandes clubes cariocas: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo. O estudo analisa a importância da diversificação de receitas, do controle de custos e do desenvolvimento de infraestrutura para a saúde financeira desses clubes. A transição para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em Vasco e Botafogo é avaliada, destacando os impactos nos indicadores de liquidez, endividamento e lucratividade. O estudo conclui que a profissionalização da gestão, aliada a estratégias financeiras robustas, é essencial para garantir a longevidade dos clubes. A pesquisa sugere que tanto o modelo SAF quanto o tradicional pode ser viável, desde que com práticas de governança eficazes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF