Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PREVISAO DA INFLACAO BRASILEIRA COM INTERCEPTO VARIANTE NO TEMPO
Autor(es): VICTOR HUGO KENJI SILVA FUJII
Colaborador(es): GILBERTO OLIVEIRA BOARETTO - Orientador
Catalogação: 10/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70868@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70868
Resumo:
O presente trabalho busca avaliar se ha maior acurácia preditiva para prever a inflação mensal e a inflação acumulada em 12 meses ao tornar o intercepto de uma curva de Phillips híbrida variante no tempo via filtro de Kalman quando comparado ao caso do intercepto fixo no tempo, sendo estimado por MQO. A motivação por trás da metodologia proposta é a baixa variabilidade e existência de quebras estruturais no intercepto quando estimado por MQO na curva de Phillips híbrida, o que impacta negativamente a previsão. Os dois modelos principais são os dois citados anteriormente e são utilizados mais dois modelos, o ARIMA (p, d, q) e previsão via média histórica, em que ambos são modelos benchmarks. O principal resultado encontrado foi que há ganhos na utilização da metodologia proposta quando se faz a previsão para horizontes temporais mais longos, em que há um menor conjunto informacional por parte dos regressores, tornando o intercepto mais relevante para a previsão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF