Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DOS CICLOS DE ENDIVIDAMENTO PÚBLICO BRASILEIRO SEGUNDO OS ESTÁGIOS DA CRISE DE RAY DALIO
Autor(es): ALESSANDRO JATAHY GIULIODORI
Colaborador(es): EDUARDO OLIVEIRA MARINHO - Orientador
Catalogação: 06/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70772@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70772
Resumo:
Dívida não é algo necessariamente prejudicial, pelo contrário, a dívida usada de forma correta, pode vir a ser algo benéfico a economia. Portanto, neste trabalho, examina-se o endividamento público à luz das teorias de Ray Dalio (2022), conforme expostas em Principles for Navigating Big Debt Crises. Além disso, contextualiza-se a análise com uma revisão das perspectivas de outros autores sobre o tema e observa-se a evolução da dívida pública brasileira ao longo do tempo. Compreendendo como os princípios de Dalio se aplicam à gestão do endividamento público durante a crise dos anos 80/90 e o que está diferente no cenário macroeconômico atual. Conclui-se que o cenário atual é mais resiliente, já que há reserva de moeda internacional, além da dívida ser majoritariamente interna., diferente do ocorrido nas crises de hiperinflação, nas quais grandes financiamentos com elevados juros flutuantes foram feitos em moeda estrangeira visando um rápido crescimento e desenvolvimentismo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF