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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO EM ADULTOS
Autor(es): ANA CAROLINA SILVA PINHEIRO
Colaborador(es): MARIA AMELIA PENIDO SAMPAIO - Orientador
Catalogação: 05/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70769@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70769
Resumo:
Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão narrativa para identificar o que está descrito na literatura atual sobre protocolos de Terapia Cognitivo-comportamental para o tratamento do Transtorno de Estresse Pós-traumático. Inicialmente, o trabalho apresenta uma contextualização histórica do TEPT, detalhando sua evolução conceitual e os critérios diagnósticos atuais. Em seguida, são exploradas as principais teorias que explicam os mecanismos de aquisição e manutenção do TEPT, fornecendo uma base teórica para a compreensão das intervenções cognitivo-comportamentais. Os resultados da revisão evidenciaram a TCC como a abordagem psicoterápica mais investigada e eficaz para o TEPT, com destaque para as técnicas de exposição. No entanto, a pesquisa revelou que uma parcela significativa de pacientes não responde completamente ao tratamento e que as taxas de abandono são elevadas. Diante desse cenário, a literatura aponta para a necessidade de expandir as opções terapêuticas, incluindo abordagens complementares como a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) e a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), que podem oferecer ferramentas adicionais para o manejo do TEPT. Além disso, a revisão destacou a importância da personalização das intervenções para a obtenção de melhores resultados.
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