Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ADOLESCÊNCIA E A VIOLÊNCIA A APROXIMAÇÃO DO INTERNO E EXTERNO
Autor(es): JOANA KORECEK MOTA
Colaborador(es): SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador
Catalogação: 05/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70745@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70745
Resumo:
O presente trabalho pretende discorrer sobre os processos intrínsecos a fase da adolescência, trazendo por meio da teoria psicanalítica as questões que esbarram na ambivalência, nas transições e os conflitos que essa fase reserva. A partir desses entraves vai ser trabalhada a relação do adolescer com o aspecto psíquico de violência, dando uma ênfase a aproximação que a fase tem com as questões da violência e agressividade. Chegando assim no momento de conceitualizar, a partir de Bergeret e Winnicott, os aspectos da agressividade e da violência psicanaliticamente. Por último, entendendo que a dimensão psicanalítica da violência não está apenas acoplada no interior individual do psiquismo, pretende-se abordar o aspecto externo e social da violência. A partir disso, será trabalhada uma vivência de estágio em um abrigo de adolescentes para problematizar o encontro dessa violência interna e externa, buscando de maneira crítica abordar as questões da sociedade contemporânea.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF