Título: | LUTO, O LADRÃO DAS CORES: O CINEMA DOS AFETOS DE A ESPUMA DOS DIAS | ||||||||||||
Autor(es): |
GIULLIA MUNIZ DE F CASTELLANO |
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Colaborador(es): |
SANDRA SALOMAO CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 05/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70742@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70742 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa monografia teve como objetivo explorar a temática do trabalho com o luto na clínica, relacionando com a arte a partir do filme A espuma dos dias de Michael Gondry. A pergunta que este estudo se propôs a responder é se o luto e a morte de um ente-querido promoveriam a perda das cores da vida do enlutado e se isso seria irreversível. As cores e o colorido são entendidos neste trabalho como sendo, metaforicamente, a representação do sentido da vida, da vitalidade, as diferentes possibilidades do viver e os potenciais criativos do sujeito. Foi trabalhado a temática do luto na abordagem existencial, fenomenológica e Gestalt-terapeutica, utilizando perspectivas teóricas de autores como Kubler-ross; Fukumitso; Bowlby; Lindermman, Fonseca, Pine, Zinker e entre outros. Além disso, problematizei a questão da morte como um tabu na nossa sociedade moderna, utilizando as pesquisas de Gorer e Àries sobre a constituição histórica da morte como um interdito, sempre voltando o olhar para as possíveis consequências desse tabu na dor subjetiva da pessoa em luto.
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