Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COPARENTALIDADE NO DIVÓRCIO: ENTRE A FINITUDE CONJUGAL E A INDISSOLUBILIDADE PARENTAL
Autor(es): GABRIELLA VILELA RODRIGUES
Colaborador(es): ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 04/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70737@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70737
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar a coparentalidade no contexto do divórcio. Explora-se as mudanças na concepção do casamento historicamente, passando de uma lógica tradicional baseada no vínculo eterno para uma perspectiva contemporânea centrada no individualismo e na possibilidade de rompimento. Com fundamento nas teorias psicanalítica e sistêmica, procura-se entender a complexidade e os fenômenos que permeiam a transição da conjugalidade para a parentalidade. A fim de enriquecer a discussão teórica, o filme A História de um Casamento foi selecionado para estabelecer uma conexão entre a literatura abordada e os acontecimentos retratados na obra cinematográfica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF