Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TEORIA DO APEGO E PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: A VINCULAÇÃO COMO FATOR PROTETIVO À PATOLOGIA
Autor(es): SOFIA HIPOLITO SABOYA ALBUQUERQUE
Colaborador(es): LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador
Catalogação: 04/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70731@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70731
Resumo:
O presente estudo buscou analisar o impacto da qualidade dos primeiros vínculos na infância no processo de desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de psicopatologias, sob a perspectiva da Teoria do Apego. Por meio de uma revisão bibliográfica, a pesquisa teve como objetivo identificar e entender quais fatores são considerados protetivos e quais são considerados fatores de risco, e sua relação na manifestação dos padrões comportamentais e emocionais de um indivíduo. A partir das informações obtidas, foi possível concluir que as primeiras experiências relacionais se tornam referências de interação e formação de vínculos, orientando as ações e estratégias de manejo de estresse e conflito do indivíduo e que, embora não seja possível estabelecer uma correlação direta e única entre os fatores de risco e os desfechos psicopatológicos, uma visão integrada desses fatores é crucial para o campo da psicopatologia do desenvolvimento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF