Título: | TEORIA DO APEGO E PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: A VINCULAÇÃO COMO FATOR PROTETIVO À PATOLOGIA | ||||||||||||
Autor(es): |
SOFIA HIPOLITO SABOYA ALBUQUERQUE |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUCIANA FONTES PESSOA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 04/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70731@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70731 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo buscou analisar o impacto da qualidade dos primeiros vínculos na
infância no processo de desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento
de psicopatologias, sob a perspectiva da Teoria do Apego. Por meio de uma revisão bibliográfica,
a pesquisa teve como objetivo identificar e entender quais fatores são considerados protetivos e
quais são considerados fatores de risco, e sua relação na manifestação dos padrões
comportamentais e emocionais de um indivíduo. A partir das informações obtidas, foi possível
concluir que as primeiras experiências relacionais se tornam referências de interação e formação
de vínculos, orientando as ações e estratégias de manejo de estresse e conflito do indivíduo e que,
embora não seja possível estabelecer uma correlação direta e única entre os fatores de risco e os
desfechos psicopatológicos, uma visão integrada desses fatores é crucial para o campo da
psicopatologia do desenvolvimento.
|
|||||||||||||
|