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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE PEDIÁTRICOS: O QUE SABEMOS E O QUE PODEMOS MELHORAR?
Autor(es): BEATRIZ SANTOS MACABU MORAES
Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 04/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70726@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70726
Resumo:
Os transtornos de ansiedade estão entre os transtornos mentais mais comuns em crianças e adolescentes, e resultam em uma série de prejuízos para esse público. Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar a evolução do tratamento da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para os transtornos de ansiedade pediátricos, bem como apontar possíveis propostas para a melhora da eficácia e do acesso a esse tratamento. O estudo se caracteriza como uma revisão narrativa da literatura, focando em artigos com dados quantitativos que comprovem a eficácia do tratamento e em uma análise qualitativa destes dados. São abordados o primeiro protocolo da TCC para o tratamento de transtornos de ansiedade infanto juvenis, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a TCC baseada na internet (iCBT), a TCC guiada pelos pais e os impactos do número de sessões no tratamento. Os resultados indicam que a TCC é eficaz no tratamento desses transtornos, porém a acessibilidade e o aumento da eficácia são questões que podem ser melhoradas. Este trabalho contribui para uma compreensão da evolução da TCC no tratamento de transtornos de ansiedade pediátricos e sugere novas propostas em relação a como melhorar a acessibilidade ao tratamento e o aumento de sua eficácia.
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