Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DE PARÂMETROS PARA A SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE EM FRAGMENTOS FLORESTAIS DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DO ALGORITMO MEAN-SHIFT
Autor(es): PAULO ZUIM LIMEIRA
Colaborador(es): RICHIERI ANTONIO SARTORI - Orientador
Catalogação: 13/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70419@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70419
Resumo:
A longa história de ocupação e devastação da Mata Atlântica resultou na drástica diminuição de sua área, atualmente formada por pequenos arquipélagos de fragmentos florestais. A fragmentação florestal leva a um processo de perda de biodiversidade e homogeneização, principalmente em matrizes urbanas. O sensoriamento remoto e os métodos de análises de imagens digitais formam um conjunto de ferramentas capazes de analisar a homogeneidade desses fragmentos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência do Raio Espacial, do Raio de Alcance e do Tamanho Mínimo da Região na segmentação de imagens de satélite, através do algoritmo mean-shift, pelo plugin do Orfeo Toolbox no QGIS. A imagem utilizada para análise foi uma composição em falsa-cor de bandas do sensor WPM do satélite CBERS4A, com 2 metros de resolução espacial e 16 bits. Os resultados mostram que o Raio Espacial não apresentou influência significativa, indicando que sua variação não alterou os resultados da segmentação, enquanto o Raio de Alcance e o Tamanho Mínimo da Região apresentaram influências significativas. A baixa variabilidade espectral, que influencia os níveis de intensidade dos pixels, pode indicar a baixa influência da variação do Raio Espacial e a alta influência do parâmetro Raio de Alcance na segmentação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF