Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CRISE EM TORNO DA RATIFICAÇÃO DO TRATADO CONSTITUCIONAL EUROPEU: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA
Autor(es): LUIS FERNANDO DE MORAES Y BLANCO
Colaborador(es): ANDREA RIBEIRO HOFFMANN - Orientador
Catalogação: 12/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70382@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70382
Resumo:
Após as respostas negativas das populações francesa e holandesa em seus respectivos referendos de ratificação do Tratado Constitucional Europeu, iniciou-se um período de crise em torno do projeto constitucional da União Européia. Nesse contexto, baseando-se no arcabouço teórico apresentado por Alexander Wendt em sua obra intitulada Social Theory of International Politics (1999), busca-se discutir a relação entre esta crise que acomete a União Européia e a natureza da proposta de integração encontrada no Tratado Constitucional Europeu. Dessa maneira, através de uma análise centrada na estrutura do sistema de Estados europeu e em conceitos como idéias, identidades e lógicas de anarquia, discute-se sobre a possibilidade de que o Tratado Constitucional Europeu demanda, entre os Estados-membros que formam a União Européia, a existência de um grau de identificação de entendimento do que se considera Eu e Outro dispare daquele que de fato vigora no âmbito da União.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF