Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O GOVERNO CHÁVEZ E A POLÍTICA VENEZUELANA PARA A INTEGRAÇÃO REGIONAL
Autor(es): JULIANA FREITAS DOS PRADO
Colaborador(es): DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador
Catalogação: 12/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70380@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70380
Resumo:
O objetivo da monografia é investigar se o estabelecimento de um governo de base popular na Venezuela, liderado por Hugo Chávez, provocou alterações no conteúdo de sua política para a integração regional, mais precisamente para o Mercosul, a CAN, a Alba e a negociação da Alca. A hipótese cuja correção se pretende verificar é a de que, com a chegada de Chávez ao poder, houve transformações substanciais na política venezuelana para a integração, como a ampliação da cooperação sul-americana no setor energético e de transportes, a maior defesa de recursos minerais da região e da Amazônia, a ampliação do poder de barganha nas negociações hemisféricas, a defesa da limitação da influência norte-americana na região, a maior ênfase nas discussões acerca de questões sociais e a aproximação com países latinoamericanos cujos governos também são de base popular, como Bolívia e Cuba. Tais mudanças foram possíveis, pois, ao satisfazer as demandas domésticas por meio de programas assistencialistas sustentados pela ajuda econômica advinda da venda do petróleo, Chávez conseguiu conquistar apoio doméstico às suas propostas políticas para a região, o que lhe conferiu maior poder de barganha e legitimidade para defender seus interesses quanto às questões de integração regional no nível externo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF