Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A COOPERAÇÃO NUCLEAR ENTRE BRASIL E ARGENTINA
Autor(es): MARIANA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Colaborador(es): MONICA HERZ - Orientador
Catalogação: 09/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70361@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70361
Resumo:
As bombas atômicas atiradas pelos Estados Unidos contra as ilhas japonesas no final da 2ª Guerra Mundial alteraram o conceito de guerra entre os Estados. A possibilidade de inserção de armas nucleares em conflitos inter-estatais pautou a agenda internacional durante toda a Guerra Fria. Atualmente, armas nucleares, químicas e biológicas, comumente conhecidas como armas de destruição em massa, são o principal foco das discussões sobre segurança internacional. Brasil e Argentina foram dois países que obtiveram destaque mundial por terem superado a histórica rivalidade e ingressado em uma era de cooperação nuclear. Apesar das divergências existentes, no final da década de 70, os presidentes dos dois países conseguiram alcançar um consenso sobre a segurança em relação ao outro: cooperar garantiria maior tranqüilidade do que competir. Desde então, os líderes de Estado dos dois países uniram-se em busca de maior confiabilidade e transparência em questões sensíveis militares. Em 1991, Brasil e Argentina assinaram um acordo que criou a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares ABACC. Essa agência é considerada como exemplo na política de não proliferação nuclear além de ser a legitimação de um regime de segurança.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF