Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A DIPLOMACIA DE LULA E A PROJEÇÃO DO BRASIL COMO POTÊNCIA MÉDIA NO MERCOSUL (2002-2006)
Autor(es): CAROLINA RIBEIRO GOMES SUNDIN
Colaborador(es): DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - Orientador
Catalogação: 08/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70342@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70342@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70342
Resumo:
O objetivo da monografia é investigar os fatores que explicam a projeção da imagem de potência média do Brasil no âmbito da diplomacia presidencial para o Mercosul durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. A hipótese cuja correção se pretende verificar aponta que houve uma transformação na estrutura sociocultural do sistema internacional, que apontou para a consolidação do regionalismo aberto e para a maior participação dos países em fóruns políticos multilaterais e sub-regionais. Tal transformação levou a uma redefinição da identidade brasileira, em um momento em que esse Estado passou a reforçar as suas credenciais para a posição de global player, em especial a defesa dos princípios democráticos em nível regional e dos valores liberais nos principais fóruns internacionais. Com essa redefinição, os interesses do país em projetar uma imagem de potência média foram ampliados, em especial perante seus parceiros regionais, já que o Mercosul permitiria ao Brasil, em nível econômico, a ampliação da competitividade da indústria brasileira e a consolidação do seu poder de barganha em nível hemisférico e nas negociações com a União Européia, e, em nível político, a criação de um entorno regional mais estável e a maior previsibilidade no comportamento de seus parceiros.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF