Título: | TAYLOR NATION: O FÃ-CLUBE OFICIAL NAS MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA MARCA TAYLOR SWIFT | ||||||||||||
Autor(es): |
GIOVANA CARNEIRO CARVALHO |
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Colaborador(es): |
LUCIANA AZEVEDO PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 08/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70333@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70333 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa investiga as estratégias de comunicação da marca Taylor Swift, utilizadas pelo perfil oficial do fã-clube Taylor Nation no Instagram, com o objetivo de fortalecer a relação com fãs da geração Z em 2023. São utilizados conceitos como lovemark (Roberts, 2004), comunidade de fãs (Jenkins, 2022), estratégia de comunicação (Baldissera, 2001; Duarte. 2020; Kunsch, 2018) e juventude (Pereira, 2009, 2010, 2013, 2014). A metodologia baseia-se na análise de postagens do Taylor Nation feitas no feed do Instagram ao longo de 2023, considerando legendas, imagens e vídeos. A pesquisa revela que 66 por cento das publicações utilizam uma chamada para ação, reforçando o caráter comercial do perfil, enquanto a linguagem e o conteúdo utilizam estratégias como uso do capital emocional e humanização da marca, consolidando Taylor Swift como uma lovemark.
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