Título: | ENSINO DE BOTÂNICA E AULAS EM CAMPO: UM MANUAL DE CAMPO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO (RIO DE JANEIRO, BRASIL) | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIA IZABEL RAMALHO DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
JOAO PAULO SANTOS CONDACK - Orientador CLAUDINE MASSI MYNSSEN - Orientador |
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Catalogação: | 07/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70328@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70328 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um manual de campo para o ensino de botânica, focando nas aulas em campo no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A pesquisa investiga a importância das aulas práticas na educação ambiental e na compreensão da diversidade botânica, especialmente das samambaias e licófitas, que são espécies centrais deste estudo. Através de uma trilha interpretativa, o manual propõe atividades que estimulam a interação dos alunos com o ambiente natural, promovendo um aprendizado significativo. Além disso, foi realizada uma análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental para identificar lacunas no ensino sobre esse grupo de plantas. A validação da atividade foi feita com alunos do Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico, demonstrando que a metodologia aplicada melhorou a compreensão sobre a importância das samambaias e licófitas. Os resultados apontam para a necessidade de capacitação docente e o fortalecimento da educação em ciências, visando uma conexão mais profunda entre os estudantes e a biodiversidade local.
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