Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO E SAÚDE ALIMENTAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA
Autor(es): MICHELE DA SILVA PAGANOTTE
Colaborador(es): RENATO PONTES COSTA - Orientador
Catalogação: 05/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70225@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70225
Resumo:
O sistema digestório e a educação alimentar são temas essenciais no âmbito da educação, tendo um impacto significativo na saúde geral das pessoas. Compreender como o corpo processa os alimentos e a relevância de uma dieta equilibrada pode ser fundamental para a manutenção da saúde pública (Talamoni e Caldeira, 2017). No cenário da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordar esses tópicos é particularmente relevante, pois muitos alunos lidam com questões de saúde decorrentes de hábitos alimentares inadequados (Silva, 2015). Este trabalho visa explorar uma estratégia didático-metodológica para o ensino de Biologia na EJA, utilizando oficinas pedagógicas como ferramenta para abordar o sistema digestivo e a saúde alimentar. Foi realizado um levantamento bibliográfico que abrangeu temas como o ensino de Biologia, o sistema digestório, a educação alimentar, e a EJA dentro do contexto educacional, além das oficinas pedagógicas como método de ensino. A partir dessa pesquisa, foi desenvolvida uma proposta de oficina pedagógica focada no sistema digestório e na saúde alimentar para alunos da EJA. A referida oficina foi aplicada em uma turma de EJA, com a intenção de que os alunos desenvolvam um entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento desse sistema e maior consciência sobre suas escolhas alimentares, promovendo assim a possibilidade de mudanças em seus hábitos. Os resultados da pesquisa indicaram que as oficinas pedagógicas são uma boa ferramenta para a educação de jovens e adultos, pois criam um ambiente de aprendizado que se relaciona diretamente com a vida dos estudantes. A pesquisa mostra também a relevância dos temas com turmas de EJA, possibilitando que os alunos desenvolvam uma compreensão mais sólida da importância de uma alimentação saudável, integrando esses hábitos em suas vidas e influenciando suas famílias e círculos sociais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF