Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O CONSENSO DE WASHINGTON NA AMÉRICA LATINA: COMUNIDADES EPISTÊMICAS E O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDÉIAS
Autor(es): JULIANO DINIZ DE OLIVEIRA
Colaborador(es): ANDREA RIBEIRO HOFFMANN - Orientador
Catalogação: 05/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70219@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70219
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de institucionalização das idéias que formaram as bases do Consenso de Washington e sua relação com o processo de reformas que se iniciou na América Latina nos anos 90. Será destacado o relevante papel das comunidades epistêmicas na elaboração e difusão de conhecimento e idéias que contribuíram para a formação do Consenso de Washington, e sua conseqüente influência no processo de institucionalização de normas e padrões de comportamento. A mesma argumentação será utilizada para analisar os questionamentos sobre o Consenso de Washington e a construção de uma nova abordagem sobre o processo de reformas. O trabalho parte do pressuposto que as idéias e sua difusão no sistema internacional é um fator fundamental para construção e alteração dos interesses e preferências dos Estados, sendo necessário um olhar apurado sobre como estas idéias são formadas e difundidas para se compreender o processo de escolhas políticas dos Estados e também a dinâmica da política internacional. Tendo como marco temporal o período de reformas na América Latina, o trabalho acaba por destacar algumas questões econômicas sociais e políticas da região com o intuído de elucidar ainda mais a análise.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF