Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: A LUTA PELA AFIRMAÇÃO DE OUTRO MUNDO POSSÍVEL
Autor(es): MONIQUE BITTENCOURT FRANCA
Colaborador(es): DANIEL MAURICIO CAVALCANTI DE ARAGÃO - Orientador
Catalogação: 30/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70193@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70193
Resumo:
A monografia desenvolve um estudo do Fórum Social Mundial (FSM) como a maior referência do movimento alterglobalista. Localiza, assim, a importância do slogan do FSM, um outro mundo é possível, dentro do contexto totalitário da ideologia da globalização neoliberal que nega radicalmente alternativas à realidade presente. Para tanto, discorre acerca dos desdobramentos desta ideologia na sociedade moderna, nos seus aspectos macro e micro, e suas consequências materiais, sociais e políticas. Após a avaliação dessa conjuntura, tem-se o estudo dos indícios da emergência de uma outra história, na qual os agentes marginalizados reivindicam novamente seu poder de ação. Analisa-se, então, o papel protagonista do FSM em articular as forças contra-hegemônicas a nível global. Através da análise da nova epistemologia desenvolvida por Boaventura de Sousa Santos, observa-se como a utopia do FSM contrapõe-se à utopia anti-utópica da globalização neoliberal vigente. Por fim, as práticas do Fórum são analisadas, contrapondo sua realidade criativa e inclusiva com a realidade redutora e excludente da atual sociedade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF